3 dicas para economizar dinheiro

Publicado em 9 de julho de 2018

Alguns não pensam em economizar e só quer sair do vermelho, outros não estão endividados, mas querem realmente aprender como economizar. Você já pensou que não é nenhum bicho de sete cabeças e é só uma questão de planejamento? Como se organiza todos os dias para executar as tarefas habituais, lidar com o dinheiro é o mesmo.

Aprenda como economizar dinheiro

Dica 1: Controle Financeiro. Antes de qualquer coisa precisa saber quais são duas despesas e receitas mensais. Como saberá o quanto sobra se não sabe dizer ao certo quais são suas despesas? O ideal é que realize esse controle financeiro com base nas receitas e despesas familiares, pois assim terá um valor próximo da realidade da família.

Muitos casais tem dificuldade de cumprir esta etapa e uma solução, caso um cônjuge não queira que o outro conheça suas finanças é que o controle seja separado e com pagamentos de contas separadas, mas em todo caso, ambos deverão buscar ter seu controle financeiro.

Se algum dos cônjuges não fizer o controle financeiro, poderá ensinar aos poucos através de seu exemplo e faça a sua parte, por isso realize o seu controle financeiro.

Dica 2: Reorganização das Dívidas. Se existirem dívidas, busque renegociar pagamento ou até mesmo pegar um empréstimo com taxa mais barata para quitar a dívida com taxa mais cara. Você na realidade no final das contas estará ainda pagando a dívida, mas com uma taxa mais barata e no final das contas estará economizando dinheiro.

Dica 3: Aprenda a Negociar. Se você tem crianças sabe que Aniversário, Dia das Crianças e Natal é despesa certa. Mas já pensou em comprar presentes fora da época? Nos meses de setembro, os brinquedos ficam mais caros por conta do Dia das Crianças e em seguida a chegada do Natal. O que você poderá fazer? Comprar antecipadamente os presentes e guardar para entregar no Natal. Quando a criança é muito pequena, ela realmente não entenderá e por isso poderá comprar e guardar sem ela saber, mas quando é maior poderá ensinar Educação Financeira.

Trata-se de explicar aos maiores que estará ganhando um presente melhor se souber esperar do que comprar no Natal e ter chances de ganhar algo diferente per ser bem mais caro. Se pesquisar nos meses de Junho, Julho e Agosto verá que por exemplo os brinquedos possuem uma diferença de preço de até 65% em alguns casos. Uma boa economia e ainda de quebra poderá ensinar educação financeira na sua família.

Outra forma de economizar é viajar fora de época. Já pensou que os preços nos feriadões são muitas vezes mais que o dobro do preço normal? Muitos poderão dizer que só possuem o feriado para descansar e por que então não escolhe passeios em sua cidade ou próximo de onde moram mais baratos? É uma opção, pois se economizar nestes períodos de alta, poderá viajar de repente de férias nos períodos de baixa.

São regras práticas que para uma família grande poderá gerar uma boa economia no final do ano. Por isso, realize seu planejamento e aproveite!

 

Fonte: Administradores.com.br.

Tópicos:
Dicas